Portal INOVA
Notícia
  • Ceará recebe nova fábrica de componentes para turbinas eólicas
  • 28/01/2016 14:12
  • A empresa de origem dinamarquesa Vestas anunciou o início da produção de turbinas eólicas no Brasil com a entrada em operação da nova unidade fabril na cidade de Aquiraz, no Ceará. O local, com 20 mil m², recebeu investimento de R$ 100 milhões e deverá produzir hubs e nacelles V110-2.0MW e V110-2.2MW, gerando mais de 500 postos de trabalho diretos e indiretos.

    Além de atender aos clientes brasileiros, a expectativa da Vestas é que a produção da unidade de Aquiraz possa fornecer equipamentos também para outros países da América Latina.

    A Vestas atua no Brasil desde 2000, onde já possui 364 turbinas instaladas, o que representa uma capacidade total para gerar 713 MW de energia. Além disso, a companhia já tem 376 MW em contratos firmes a serem entregues com unidades produzidas na fábrica: “Com um dos melhores ventos do mundo, o Brasil é uma das grandes apostas da Vestas para os próximos anos. Aqui, o mercado de energia eólica tem um grande potencial de expansão”, diz Rogério Zampronha, presidente da empresa no Brasil.

    A Vestas firmou parceria com as nacionais Aeris, produtora de pás eólicas e a ABB, responsável pela fabricação de geradores: “As parcerias com as empresas brasileiras reforçam o desenvolvimento da cadeia produtiva local e demonstram nossa confiança neste mercado”, finaliza Zampronha.