Portal INOVA
Notícia
  • Bancos privados estudam financiar projetos de eficiência energética
  • 28/01/2016 14:05
  • A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram em 22 de janeiro para discutir a possibilidade de formatar uma parceria com o objetivo de viabilizar novas linhas de financiamento para projetos de eficiência energética no Brasil a partir de bancos privados. O encontro aconteceu em São Paulo, e teve a presença do diretor de Relações Institucionais da Febraban, Mario Sergio Vasconcelos, e do diretor financeiro, Rodrigo Aguiar, além do assessor executivo, Bruno Leite, da Abesco.

    "Este foi o primeiro encontro e, após a apresentação de um resumo do cenário energético, foram identificados vários pontos de interesse comum. Teve o intuito de fomentar novos negócios diminuindo riscos socioambientais, econômicos e climáticos de forma a atingir a melhoria e segurança da matriz energética brasileira e a redução da emissão de gases de efeito estufa, conforme as diretrizes traçadas durante a COP-21 em Paris", diz Rodrigo Aguiar.

    A negociação para a formatação da parceria continua e o próximo passo será a realização de reuniões de trabalho com outras instituições que têm desenvolvido projetos no mesmo sentido, como a Fundação Getúlio Vargas, o Centro Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).